sábado, 15 de outubro de 2016

DIA INTERNACIONAL DA SENSIBILIZAÇÃO À PERDA GESTACIONAL E NEONATAL

Algumas pessoas não sabem, mas 15 de Outubro é DIA INTERNACIONAL DA SENSIBILIZAÇÃO À PERDA GESTACIONAL E NEONATAL. Data criada há pouco tempo. O que significa? Por que cria-la? Era necessária?

Até este fato ocorrer comigo, realmente não costumava pensar nele. E por isso, não sabia como agir diante de uma pessoa, quando sabia que ela tinha passado pela experiência. Era uma situação constrangedora para todos.

Ao estar do outro lado, descobri o quanto é importante viver numa sociedade educada para lidar com acontecimentos assim. Pois, quando a morte de um feto ou bebê é tabu e ninguém quer falar nem ouvir sobre a dor dessa partida precoce, a solidão é um problema adicional ao sofrimento que já se sente com a saudade.

Se nos permitirmos lembrar que esses tristes episódios acontecem, refletir sobre eles, interessarmo-nos em ler a opinião de quem os experimentou, saber quais são suas necessidades e como gostariam de ser tratados, haverá muito mais acolhimento, auxiliando seu processo de recuperação e reconstrução da vida.

Aderindo à campanha #compartilhesuasmemórias, recordo da minha gravidez que durou 33 semanas de muito amor! Difícil escolher uma memória dentre tantas que preenchem esse período. Mas vou mencionar um momento que me deixava feliz e que se repetia várias vezes: despertar pela manhã e imediatamente notar que o Igor já tinha acordado antes de mim, pois sem que tivesse tempo de abrir os olhos já percebia que ele estava dando cambalhotas, fazendo minha barriga tremer. Nunca haverá jeito de acordar melhor do que esse! Um abraço especial às mães e pais que se despediram de seus filhos.

www.facebook.com/quatroletrasflaviacamargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário