domingo, 22 de maio de 2016

SEGREDO DA FELICIDADE


Pessoas que têm pais exigentes e atenciosos sabem o quanto costumamos reclamar, enquanto somos crianças, de sentirmos a severidade com que eles nos tratam, cobrando disciplina e organização. Mas, ao nos tornarmos adultos, somos capazes de perceber que toda aquela firmeza era prova de seu amor por nós. Então, em vez de continuarmos reclamando, passamos a agradecer por terem se interessado tanto por nossa educação.

Afinal, muito mais fácil teria sido deixar-nos soltos. E caso tivéssemos vivido uma infância abandonada (como queríamos, por ignorância de suas consequências negativas), não teríamos desenvolvido tantas qualidades que contribuem para o sucesso da nossa vida. O rigor de nossos pais foi o estímulo para que adquiríssemos essas virtudes. Então, da mesma forma, deveríamos ver as dificuldades que aparecem no percurso da nossa existência como um bem, pois elas nos orientam para sermos mais fortes, sensatos, etc.

Segundo esse raciocínio, vejo que a experiência difícil que passei não foi uma palmada injusta proferida por um pai perverso, mas, pelo contrário, um caminho através do qual o universo me ensinou o segredo da felicidade. Se procuro a felicidade no lugar errado, e as circunstâncias não me mostram que não é ali que ela fica, nunca vou descobrir onde a felicidade realmente está. A situação que vivi me ajudou a entender que a felicidade não se encontra nas coisas efêmeras. Ela deve ser buscada no que é eterno, pois só assim alcançamos a garantia de que nunca a perderemos.

Se acredito que a presença física das pessoas que amo é a responsável por me dar alegria, estou me expondo a sofrer, porque nossos corpos não duram muito tempo. Mas, se aprendo que a felicidade reside nos dons permanentes do espírito, protejo-me do vazio, pois sei que o meu amor pelas pessoas é que constitui meu verdadeiro bem. Assim, mesmo que ocorra a partida física da pessoa amada, o amor que sinto por ela continuará me acompanhando. Ao encontrar dentro de mim os motivos para ser feliz, posso me sentir bem, perto ou longe de quem amo, porque os seres humanos não precisam do elo material para prosseguirem unidos espiritualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário